Workshop MetaRed TIC Portugal. Transformação Digital das Instituições de Ensino Superior

Foto do grupo Workshop MetaRed TIC Portugal. Transformação Digital das Instituições de Ensino Superior

A MetaRedTic Portugal apresentou esta terça-feira, dia 2 de abril, no Teatro Thalia, o Estudo sobre Maturidade Digital das Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal, o UDigital 2023.

A propósito desta iniciativa, que foi apresentada com o apoio da OEI a Diretora da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho, reforçou que a transformação digital tem sido um dos focos de atuação da organização: “a transformação digital das instituições é relevante para várias áreas importantes para nós, ao nível da oferta do ensino superior, da difusão e produção cultural e defesa das línguas”.

Este estudo que, na sua primeira edição realizada em Portugal resulta da declinação de um primeiro trabalho global levado a cabo pela MetaRed na região Ibero-americana, contou com a participação voluntária das universidades da Beira Interior, Porto, Évora, Açores, Católica, Madeira, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e ISCTE.

Ao longo de 2023 estas instituições responderam a questões relacionadas com objetivos estratégicos integrados em sete desafios: requisitos para abordar a transformação digital; investimento em recursos para amadurecer digitalmente; obtenção de vantagens competitivas graças a investimento em serviços tecnológicos inovadores, seguros e de qualidade; oferta de formação híbrida; experiência satisfatória com os estudantes; disposição de informação adequada à tomada de decisões; e a capacidade para atingir os objetivos estratégicos da instituição digital.

Na opinião de Joaquim Godinho, Secretário Executivo da MetaRed TIC em Portugal, apesar de estas nove instituições mostrarem resultados abaixo da média ibero-americana “o importante nesta primeira edição piloto é a divulgação desta metodologia, por forma a fomentar a participação de mais instituições, obtendo-se resultados mais próximos da realidade e que permitam às instituições e entidades governativas a obtenção de dados que permitam planear no sentido de aumentar maturidade digital das instituições”.

Para Fernando Silva, da Universidade do Porto, há que destacar o estudo demonstrou que “praticamente metade das instituições participantes já têm desenhadas e implementadas estratégias de cibersegurança”, por exemplo.

Por outro lado, continuou Fernando Silva, alguns dos dados devem ser vistos à luz do seu contexto: “o estudo mostra que as instituições portuguesas gastam, em média, 200€ por aluno em políticas de transformação digital e cibersegurança, enquanto na região se gasta uma média de 238€. Isso deve-se ao facto de boa parte das instituições já possuírem equipas próprias para o efeito, não precisando de contratualização externa e, por isso, permitindo a redução de custos”.

Uma das valências UDigital 2023 para as instituições participantes, é que agora têm acesso exclusivo a uma plataforma, a Power BI, que lhes permitirá analisar, com diferentes filtros e prismas de análise, os resultados obtidos em comparação com os restantes participantes. O objetivo, defende a MetaRed TIC Portugal, “não é a promoção de uma lógica competitiva, mas antes a partilha de conhecimento entre instituições” para que estas, olhando para as estratégias promovidas e resultados obtidos por cada uma, possam planear a sua própria transformação e maturação digital em áreas como o ensino, a cibersegurança, o respeito pela proteção de dados, os métodos de avaliação ou a adaptação de uma oferta letiva adaptada a um perfil de aluno em constante mutação.

Depois de uma promissora primeira edição que, ainda que pequena em escala, já permitiu demonstrar o potencial deste tipo de estudo, a MetaRed TIC Portugal quer granjear uma maior participação por parte das instituições. Prevê-se, por isso, uma edição dedicada exclusivamente aos Institutos Politécnicos e outra às Universidades. O objetivo será, posteriormente, juntar ambos os tipos de instituição de ensino superior.

Para além da análise da maturidade digital das IES, outras questões relativas à Transformação Digital foram abordadas por organismos e agências nacionais que promovem a Transformação Digital e com os quais o MetaRed TIC Portugal tem vindo a colaborar desde o seu início, tais como a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Direção Geral do Ensino Superior. Poderá ainda ser apresentado o 2º relatório ibero-americano sobre as Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior realizado pela MetaRed TIC, com mais de 18.000 respostas de docentes ibero-americanos, ou a nova iniciativa sobre o Índice de Maturidade em Cibersegurança das IES. Pode encontrar todas as apresentações no seguinte link.