A MetaRed Portugal é uma associação de instituições de ensino superior públicas e privadas portuguesas, aberta igualmente a outras entidades da administração publica que desenvolvam actividade relevante no domínio das TIC e em particular na sua aplicação no âmbito do ensino superior. Pretende ser um «ponto de encontro» para debate, reflexão e trabalho colaborativo sobre o uso de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino superior, com total respeito ao princípio da autonomia das instituições, respeitando a sua liberdade individual para tomar suas próprias decisões, propondo recomendações e promovendo a partilha de experiências e boas práticas.

A MetaRed nasceu sob proposta de algumas universidades e com o apoio da Universia, com base em experiências semelhantes de outros países como Espanha (Crue-Tic), México (AnuiesTic) entre outros, e assenta na preocupação e consciencialização das instituições de ensino superior sobre o papel que as tecnologias desempenham nas suas instituições, propondo-se a MetaRed a promover uma colaboração mais estreita e mais efectiva entre os seus membros e a comunidade em geral.

Missão da MetaRed Portugal

  • Assessorar e propor aos Reitores das universidades e Presidentes dos Politécnicos portugueses, temas que se considerem oportunos no âmbito das tecnologias da informação e comunicação para melhorar a qualidade, a eficácia e a eficiência das instituições de ensino superior.
  • Estudar as necessidades e aplicações destas tecnologias na gestão, na docência e na investigação, propondo ações e atuações conjuntas.
  • Fomentar, promover e liderar a cooperação a nível nacional e também internacional, não só entre IES mas igualmente envolvendo outros parceiros relevantes nomeadamente da tutela em particular e da administração pública em geral.
  • Fomentar a participação conjunta em projetos de investigação aplicada, estudos e iniciativas de benchmarking, promovendo a colaboração, partilha e adoção de boas práticas.
  • Promover a realização e participação em ações de formação, conferências e seminários bem como a articulação com fornecedores e fabricantes de soluções no âmbito das tecnologias da informação e comunicação.

Visão:

Ser a “Meta Rede” das redes académicas em Portugal, assegurando a devida articulação entre Universidades (publicas e privadas) e Politécnicos de iniciativas relevantes no domínio das TIC, criando sinergias, potenciando oportunidades e a partilha de boas práticas, trazendo para a rede outros stakeholders relevantes da Administração Pública, nomeadamente da tutela mas também privados com iniciativas e soluções relevantes nos domínios a tratar, garantindo-se no entanto a desejável independência e isenção da rede.