Reconhecimentos  C3!Cyber

I Edição 2023

Os Reconhecimentos  C3!Cyber têm como objetivo reconhecer e apoiar as universidades com iniciativas de cultura, conscientização e comunicação em Cibersegurança, por meio de práticas divulgativas que contribuem para a aprendizagem das comunidades universitárias.

Geração de recursos para contribuir com a aprendizagem em rede sobre a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação, por uma universidade que conhece, reflete e compartilha a importância da cibersegurança.

 

Os Reconhecimentos C3!Cyber são organizados e gerenciados pela Rede MetaRed TIC e seu Grupo de Trabalho Internacional de Cibersegurança, com o objetivo de reconhecer as universidades mais participativas e ambiciosas em cultura, conscientização e comunicação em cibersegurança, conforme estabelecido no documento a seguir.

Candidaturas

O prazo está aberto a partir de 20 de dezembro de 2023 até 15 de março de 2024. Para qualquer consulta, entre em contato pelo email 
ciberseguridad@metared.org

Baixe agora o formulário de inscrição!

 

Se você encontrar problemas ao baixá-lo, entre em contato pelo email  ciberseguridad@metared.org

 

Instruções para preencher o formulário

A. Para participar dos Reconhecimentos C3!Cyber, é imprescindível preencher o seguinte formulário e enviá-lo para o endereço  ciberseguridad@metared.org antes de 15 de março (até às 23:59 horas da Espanha, GMT + 1). No envio da candidatura, pode ser anexada qualquer informação adicional que as candidaturas considerem relevantes para uma melhor compreensão das iniciativas apresentadas..

B. Deve-se preencher um formulário por universidade à qual correspondam os recursos apresentados. Podem ser incluídas todas as ações que fortaleçam e impactem na candidatura. Todos os campos assinalados com o asterisco (*) são obrigatórios.

C. As candidaturas podem ser apresentadas pelas universidades que aspiram aos Reconhecimentos, que devem ser indicadas na seção "dados da instituição".

D. As universidades vencedoras serão reconhecidas com o selo C3!Cyber e as universidades finalistas terão visibilidade por meio de sua publicação na seção "Práticas em Cibersegurança" do site dos Reconhecimentos na MetaRed TIC.

Para qualquer dúvida adicional sobre os Reconhecimentos C3!Cyber, você pode entrar em contato com a equipe da MetaRed pelo  email ciberseguridad@metared.org.

Este Selo NÃO pressupõe nenhum tipo de auditoria de qualidade ou de cibersegurança sobre a instituição. Apenas visa medir os esforços das IES em divulgar a consciência sobre a importância da cibersegurança.

 

Bases de participação

Reconhecimentos C3!Cyber I Edição:

1.       OBJETIVO DA CONVOCAÇÃO

2.      MODALIDADE E REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO

3.       CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

4.       APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

5.       CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

6.       DECISÃO

7.       ENTREGA DEL SELLO

8.       DISPOSICIONES ADICIONALES

 

1. OBJETIVO DA CONVOCAÇÃO

Os Reconhecimentos C3!Cyber são organizados e gerenciados pela Rede MetaRed TIC e seu Grupo de Trabalho Internacional de Cibersegurança com o objetivo de reconhecer o esforço na conscientização em segurança da informação das Instituições de Ensino Superior com base no uso do Kit de Conscientização da MetaRed, realizado em colaboração com o INCIBE e coordenado pelas redes MetaRed TIC dos diferentes países ou regiões.

 Os objetivos desses Reconhecimentos são:

  • Reconhecer e promover a divulgação voltada para a obtenção de IES seguras ciberneticamente.
  • Incentivar e inspirar a comunidade universitária na cultura, conscientização e comunicação sobre cibersegurança.
  • Difundir a importância da cibersegurança nas IES ibero-americanas.

Esse objetivo é refletido no nome do projeto: C3!Cyber, atuando como um jogo de palavras entre "C3!" (Cultura, conscientização e comunicação) e "Cyber" (abreviação de cibersegurança). Com esse foco, a convocação está aberta a candidaturas de IES que estejam gerando recursos e práticas inovadoras que contribuam para a aprendizagem das comunidades universitárias em rede sobre a importância da cibersegurança.

 

2. MODALIDADE E REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO

O selo será entregue anualmente às instituições de ensino superior que demonstrem seu trabalho de conscientização em segurança da informação dentro de sua instituição, com base no uso total ou parcial do Kit de Conscientização da MetaRed TIC.

Podem concorrer a esta convocação as Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, de cada um dos países ou regiões colaboradoras do projeto MetaRed, que são Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, América Central e Caribe, Equador, Espanha, México, Peru e Portugal, que tenham utilizado total ou parcialmente o Kit de Conscientização da MetaRed-INCIBE.

O prazo de participação nos reconhecimentos começará em 20 de dezembro de 2023 e terminará em 15 de março de 2024 (ambos incluídos). As candidaturas recebidas dentro do prazo serão consideradas válidas se enviadas por meio do formulário presente na seção de candidaturas deste site.

 

3.  CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

A solicitação deve ser feita pelo responsável pela área de cibersegurança ou tecnologia da informação da instituição de ensino superior.

  • Deve possuir registro de solicitação do Kit de Conscientização em cibersegurança para Universidades Ibero-americanas.
  • A instituição deve ser membro da MetaRed TIC. O coordenador nacional do grupo de cibersegurança será responsável por avaliar a solicitação.
  • Deve documentar o processo de implementação realizado, demonstrando o impacto em sua instituição conforme indicado na cláusula quinta deste documento.

 

4.  APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS 

Para participar, deve-se enviar um documento com a memória justificativa estipulada no seguinte documento modelo (MODELO DE CANDIDATURA PARA O SELO 3C!Cyber). 

O documento preenchido e assinado pelo responsável pela área de cibersegurança ou tecnologia da informação da instituição deve ser enviado para ciberseguridad@metared.org dentro do prazo estabelecido no artigo terceiro destas bases

Os organizadores do selo poderão solicitar qualquer informação esclarecedora à universidade, caso necessário.

5.  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação das diferentes candidaturas será realizada com base nos seguintes critérios de avaliação e pesos na pontuação final:

Critério Pontuação máxima

Uso de ações formativas do kit

25

Uso de conselhos do kit

25

Criação e uso de ações próprias da universidade como MOOCs, vídeos, novos materiais, etc.

20

Uso de simulações de ataques como phishing

5

Nível de envolvimento da direção

5

Avaliação do plano de conscientização geral da instituição pelo comitê organizador    

 

10

 

Avaliação das ações e seu impacto pelo Coordenador Nacional da MetaRed TIC    

 

10

 


A pontuação mínima necessária para poder obter o selo será de 50 pontos.

6. DECISÃO

A atribuição do selo será feita por um júri composto pelos Coordenadores dos Grupos de Trabalho de cibersegurança de cada país integrante do projeto MetaRed TIC, atuando como secretário desse Júri o Coordenador do GTI de Cibersegurança da MetaRed TIC.

Após o término do prazo de participação, o Júri procederá à seleção, seguindo os critérios de rigor e qualidade, das instituições que atendam aos critérios de avaliação definidos nestas bases.

Os Reconhecimentos C3!Cyber serão divulgados publicamente após serem comunicados previamente aos vencedores. Com a apresentação ao reconhecimento, o participante aceita que os organizadores comuniquem em seus canais informações relacionadas ao reconhecimento, conscientização e candidatura.

7. ENTREGA DO SELO

A entrega dos selos será comunicada às instituições selecionadas através dos dados de contato principal indicados na proposta de participação. A modalidade de entrega poderá ser presencial ou virtual.

Os benefícios incluídos no selo são os seguintes:

  • Emissão de certificado para a instituição pela MetaRed TIC.
  • Entrega de selo digital que poderá ser incorporado nos meios de divulgação institucional em matéria de cibersegurança.
  • Divulgação do caso de sucesso nos meios digitais da MetaRed TIC.
  • Reconhecimento público no site e redes sociais da MetaRed TIC e possibilidade de visibilidade externa. O selo C3!Cyber permitirá que as universidades selecionadas ampliem sua visibilidade e projeção, melhorando seus atributos reputacionais por sua contribuição para a conscientização sobre a importância da cibersegurança.

A entrega do selo poderá ser realizada durante os encontros nacionais da MetaRed TIC do país, em reuniões nacionais dos grupos de cibersegurança ou durante os eventos do Encontro Internacional dos Grupos de Trabalho Internacionais da MetaRed TIC, que ocorrem anualmente..

8. DISPOSIÇÕES ADICIONAIS

A participação da Universidade implica a aceitação integral destas bases e a autorização à MetaRed TIC para a reprodução, distribuição e comunicação pública dos Projetos apresentados, bem como de seu título e conteúdo, em qualquer meio, seja digital ou impresso, no âmbito da publicidade e informação.

Considerando que a conscientização deve ser um processo contínuo nas instituições, a validade do selo terá a mesma que a versão do kit, portanto, a cada atualização do kit, o processo para obtenção do selo deverá ser realizado novamente de acordo com os critérios do próprio kit.

Contato:

Reconocimientos C3!Cyber MetaRed TIC ciberseguridad@metared.org