Novo estudo Udigital 2022 Brasil, Maturidade Digital das Instituições de Ensino Superior da MetaRed TIC Brasil

Novo estudo Udigital 2022 Brasil, Maturidade Digital das Instituições de Ensino Superior da MetaRed TIC Brasil

No último dia 30 de junho, no contexto do 5º Encontro Nacional da MetaRed TIC Brasil realizado em Santos, foi apresentado o novo estudo UDigita 2022 Brasil que analisa a maturidade digital das instituições de ensino superior brasileiras participantes na MetaRed TIC Brasil. Conhecer o nível de maturidade da instituição é estratégico para que os gestores possam tomar decisões sobre o uso das tecnologias, aplicação de investimentos e planejamento da transformação digital.

A transformação digital está impactando de maneira significativa o setor educacional, incluindo o ensino superior. No ano de 2022, o GT de Maturidade Digital e Gestão de TI da MetaRed TIC Brasil lançou a pesquisa de Maturidade Digital das Instituições de Ensino Superior (IES) Brasileiras, com o objetivo de avaliar o estágio de digitalização e identificar áreas de melhoria.

Essa pesquisa, liderada por Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, Coordenador do GT de Maturidade Digital e Gestão de TI da MetaRed TIC Brasil, foi baseada nos indicadores da pesquisa iberoamericana UDigital 2020, adaptados para atender às especificidades do sistema de ensino superior brasileiro.

O objetivo principal da pesquisa de Maturidade Digital das IES Brasileiras é avaliar e compreender o nível de maturidade digital das instituições participantes, com foco na identificação de oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento.

Os objetivos específicos incluem:

1. Avaliar as dimensões-chave relacionadas à maturidade digital das IES, como Universidade Digital, Governos e TI, Projetos e TI, Investimento e TI, Competências Digitais, Cultura Digital, Segurança da Informação, Serviços e TI, e TICs capacitadoras.

2. Fornecer um panorama detalhado sobre o estado atual da digitalização das IES brasileiras.

3. Identificar áreas de melhoria e oportunidades para o avanço da maturidade digital no ensino superior.

4. Oferecer um instrumento-guia para orientar as instituições no processo contínuo de melhoria da sua digitalização.

No pesquisa participaram mais de 80 instituições de ensino superior brasileiras.

Acesse o estudo completo pelo link

Pesquisa também disponível em dashboard digital