Mapa de Uso de Recursos TIC Aplicados ao Ensino e à Aprendizagem na Educação Superior Brasileira

Este é um levantamento de dados que visa conhecer o atual estado do uso de tecnologias educacionais no ensino superior brasileiro em nível de graduação, notadamente aquelas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação.


Trata-se de uma iniciativa de um consórcio ibero-americano de instituições de ensino superior (IES), denominado METARED (https://www.metared.com.br/), e que tem o apoio da universia Brasil. Essa pesquisa é conduzida pelo grupo de trabalho GT de Tecnologias Educacionais da Metared Brasil, cujas IES de seus membros são listadas ao final da pesquisa simplesmente com a finalidade de dar transparência à condução das ações.

Os possíveis benefícios deste levantamento de dados consistem no diagnóstico e verificação do estado da arte do uso de recursos TIC no ensino superior brasileiro. Isso poderá gerar relacionamentos e compartilhamento de boas práticas entre as instituições de ensino superior.

A participação nesta pesquisa é livre e opcional e a duração estimada para preenchimento do questionário é de 20 minutos. A perspectiva das respostas dadas às questões referem-se ao ano de 2020 e os primeiros 4 (quatro) meses de 2021. Uma compilação dos dados e análises estarão disponíveis publicamente em https://www.metared.com.br/, omitindo a identificação das instituições quanto às suas respostas. O período de coleta de dados é de 05/05 a 15/07/21 e o relatório com as análises deverá ser publicado em setembro de 2021.

Embora qualquer docente/colaborador que atua em uma IES possa preencher o questionário, a fim de prover maior abrangência e confiabilidade nas informações seria desejado que o preenchimento pudesse ser feito por um dirigente ou representante da coordenação/direção/pró-reitoria da área de ensino.

Ao clicar no botão “Próximo” abaixo, o(a) Senhor(a) concorda em participar deste levantamento de dados nos termos acima. Caso não concorde em participar, apenas feche esta página no seu navegador Internet.