Apresentação da 1ª Pesquisa de Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro

Na próxima sexta-feira, dia 23 de abril, MetaRed Brasil em conjunto com a Semesp organiza o evento: Apresentação da 1ª Pesquisa de Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro

O MetaRed, em colaboração com a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e o Centro Comum de Pesquisa (JRC) da Comissão Europeia, está promovendo uma iniciativa para que as universidades ibero-americanas e seus professores possam utilizar livremente uma ferramenta de autoavaliação para o ensino digital habilidades, denominadas “Check-in”, desenvolvidas pelo JRC e adaptadas desta vez para a área de Ensino Superior brasileiro. A ferramenta é baseada no padrão ou estrutura chamada “DigCompEdu” e tem dois objetivos principais:

    Que os professores tenham a oportunidade de autoavaliar suas habilidades digitais de forma pessoal, gratuita e totalmente anônima.

    Que um diagnóstico das competências digitais dos professores possa ser realizado no campo de cada Instituição de Ensino Superior, bem como em nível de país.

Este projeto colaborativo proporcionará às universidades brasileiras a oportunidade de conhecer e analisar o nível de competências digitais de seus professores como um primeiro passo, para então poderem realizar ações que lhes permitam superar as deficiências detectadas e assim facilitar a aquisição. dessas competências por meio de diferentes estratégias, cursos de treinamento, MOOCs, guias didáticos ou outros necessários ao desenvolvimento de processos educacionais em ambiente de educação a distância.

Você pode se inscrever em: http://eventos.metared.org/go/estudio-competencias-digitales-MetaRedBrasil

Programa

09:30h - Apertura 

  • Profª Lúcia Teixeira. Presidente do Semesp e presidente da Universidade Santa Cecília - Unisant
  • Anderson da Silva Pereira. Director Universia Brasil 
  • Tomás Jiménez García .Coordenador da MetaRed Global 
  • Fábio Reis. Secretário Executivo da MetaRed

09:50h -  Apresentação da 1ª Pesquisa de Avaliação de Competências Digitais dos Docentes do Ensino Superior Brasileiro

Apresentação dos resultados 

  • Prof. DrMarco Antonio Garcia Carvalho - Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e membro do Conselho Superior da Unicamp.

10:20h - Café com conversa

Vamos tirar dúvidas e debater sobre os resultados da pesquisa apresentada em um bate papo descontraído

10:40h - Diálogos sobre as Competências Digitais dos professores: uma perspectiva global. 

  • Perspectiva da União Europeia 
  • Andrea Inamorato. Pesquisadora da União Europeia, responsável por investigações sobre inovação, educação aberta e competências digitais dos Professores.
  • Perspectiva  Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
  • Joao Cossi Fernandes. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Especialista em Educação.
  • Perspectiva de Portugal
  • Ana Costa Freitas. Reitora da Universidade de Évora- Presidenta MetaRed Portugal. 

11:40h - Debate / Perguntas e Respostas

12:00h - Lançamento do Mapa de Uso de Recursos TIC aplicados ao Ensino Superior e à Aprendizagem na Educação Superior Brasileira

Este levantamento tem por objetivo conhecer o estado atual do uso de tecnologias educacionais no ensino superior brasileiro em nível de graduação, notadamente aquelas relacionadas às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Trata-se de uma iniciativa da METARED, apoiada pelo Semesp e Universia, e conduzida pelo GT de Tecnologias Educacionais no Brasil. Esta iniciativa poderá aportar informações sobre tecnologias emergentes, além de registrar o uso daquelas consideradas maduras, servindo de suporte para tomada de decisões nas instituições de ensino superior brasileiras.

12:05h - Encerramento