V Encontro MetaRed TIC Portugal

O Politécnico de Coimbra acolheu o V Encontro Anual Metared TIC Portugal, que se realizou no passado dia 28 de novembro no Auditório Professor Doutor José Joaquim Marques de Almeida do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC-IPC). O encontro foi organizado pela Metared TIC Portugal com o apoio do Politécnico de Coimbra e da Universia.

O encontro deste ano, que reuniu profissionais das instituições de ensino superior públicas e privadas, bem como entidades públicas atuantes no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Superior, “contou com a participação de 21 oradores e uma agenda diversificada sobre diversos tópicos de extrema atualidade e pertinência no contexto nacional das TIC e do ensino superior”. Para o responsável, “o IPC, como instituição de referência no panorama académico que reconhece a importância vital das TIC no desenvolvimento e evolução do Ensino Superior, ao sediar o V Encontro Metared TIC Portugal, o Politécnico de Coimbra reforça o seu papel como agente ativo neste processo, alinhando-se com a dinâmica e a complexidade crescentes desse setor crucial para o futuro da sociedade”.

Do programa do evento, destacou-se uma sessão plenária da manhã com o tema “Inteligência Artificial no Ensino Superior” pelo orador convidado, Alípio Jorge, docente da Universidade do Porto e coordenador do LIAAD, Laboratório de Inteligência Artificial e de Apoio à Decisão da UP, uma apresentação sobre “Sustentabilidade e GreenIT” por Júlia Seixas, pró-reitora da Universidade Nova de Lisboa, e uma mesa redonda de líderes, com os responsáveis máximos das nossas entidades parceiras, nomeadamente a AMA, FCT/FCCN, DGES e CNCS, a par de sessões paralelas sobre os temas da cibersegurança, tecnologias educativas e transformação digital. Teve ainda lugar o lançamento da Rede de Mulheres TIC e a apresentação dos estudos de Maturidade Digital e de Competências Digitais realizados este ano pela Metared TIC Portugal.

Os temas em debate ao longo do dia revestem-se de grande importância, destacando, por exemplo, o tema da Sustentabilidade, que se alinha com a política ambiental do IPC que tem vindo a implementar medidas concretas para reduzir a pegada ecológica, promovendo a eficiência energética, a gestão de resíduos e a utilização responsável dos recursos, através das diversas iniciativas desenvolvidas.

A MetaRed TIC Portugal é uma rede colaborativa de instituições de ensino superior que pretende fomentar a transformação digital. Para mais informações sobre esta rede consulte: https://www.metared.org/pt/index.html