MetaRed Portugal em colaboração com o Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia, lança “Check-in” uma ferramenta para que os docentes das instituições de ensino superior portuguesas possam fazer uma auto-avaliação gratuita das suas competências digitais. A ferramenta foi desenvolvida pelo JRC e adaptada para o âmbito da Educação Superior em Portugal e dos outros países em que a Metared está implementada e baseia-se no padrão ou estrutura “DigCompEdu”. Tem dois objetivos principais:

1.      Que cada professor de cada Instituição de Ensino Superior tenha a oportunidade de autoavaliar as suas próprias competências educacionais de forma pessoal, gratuita e totalmente anónima.

2.      Que cada instituição possa fazer um diagnóstico das competências dos seus docentes. Para a concretização deste segundo objetivo é fundamental o trabalho de implantação realizado internamente por cada uma das universidades.

Através do conhecimento e possibilidade de análise das competências digitais dos seus docentes, as instituições de Ensino Superior poderão planear acções que lhes permitam ultrapassar as deficiências detetadas, potenciando a aquisição de competências digitais através de formações, moocs, pequenos vídeos didáticos ou outras ferramentas para desenvolver processos de ensino verdadeiramente online.

o link a seguir: http://eventos.metared.org/go/Avaliacao-competencias-digitais-docentes-IES-portuguesas